CETECC

O projeto CETECC – Centro Educacional e Tecnológico Casa do Caminho é uma escola profissionalizante para jovens a partir de 16 anos de idade, vivendo em condições de vulnerabilidade sócio-econômica e risco social, oferecendo ensino profissionalizante nas áreas tecnológica e de serviço, de nível técnico e básico. Abrange ainda programas sócioeducativos compreendendo alimentação, acompanhamento médico-odonto-psicológico, reforço e complementação escolar, atividades artísticas, culturais e esportivas, orientação moral e ética e aulas de habilidades para a vida.

Ao longo de 2014 foram oferecidos cursos para cerca de 150 jovens (Curso para Adolescentes e Jovens, e Jovem Aprendiz), diariamente, além de cursos livres de inglês, informática, programação, orientação vocacional entre outros.

Veja Maquetes Eletrônicas do Projeto final

 

O porquê do projeto

Sabemos que as deficiências e limitações do ensino público, a desestruturação da família, a decadência dos valores éticos e morais e a ausência de perspectiva de emprego são fatores determinantes dos desajustes sociais e das tendências à marginalidade. Evidentemente não se pode generalizar, mas também não se pode ignorar que os jovens com baixo nível de escolaridade, com famílias desestruturadas e carentes, sem emprego e vivendo nas áreas periféricas de maior concentração populacional e sem infraestrutura social básica são potencialmente atraídos para a marginalidade.

Para reverter esse quadro, é fundamental que as entidades do terceiro setor, em parceria com empresas com responsabilidade social e com o setor público, passem a assumir seu papel na solução dos problemas sociais do país mediante uma crescente presença corporativa em projetos sociais, pela ação voluntária e consciente de seus dirigentes e funcionários, ajudando a melhorar a qualidade de vida de nossa sociedade.

Para enfrentar esse desafio a SAFRATER criou o Projeto CETECC. Ele Justifica-se pela importância da área de atuação em que se insere: ensino profissionalizante e socioeducativo para adolescentes e jovens vivendo em condição de vulnerabilidade socioeconômica e de risco social. Surgiu da necessidade premente de se buscar uma alternativa para os elevados níveis de desemprego e de ociosidade dos jovens da região de Americanópolis e entorno (Jabaquara, Cidade Ademar, Vila Campestre etc.).

Justifica-se também pela conveniência da SAFRATER dar maior amplitude, consistência e efetividade ao seu programa de promoção e inclusão social. Parte de uma proposta não assistencialista e abrange todo o ciclo de formação educacional do aluno, dos 2 aos 20 anos de idade, visando integrá-lo ao mercado de trabalho.

Justifica-se ainda pela possibilidade efetiva de se introduzir um programa de educação integral de crianças, adolescentes e jovens, vivendo em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Esse programa integra os esforços de vários setores da sociedade: escola, família, comunidade e empresa.

Veja fotos atuais das obras do CETECC – maio/2015

CONHEÇA O PROJETO CETECC – Clique aqui