Atividades com as Famílias

Atividades e programas sociais comunitários desenvolvidos pelas áreas de Saúde, Educação, Ensino e Promoção Social e Atendimento à Família Essas atividades são desenvolvidas no período noturno e nos finais de semana, nas dependências da Creche e do Núcleo Tiãozinho, e voltadas aos moradores da comunidade local através de diversos programas de promoção social, tais como:

Curso de Alfabetização para Adultos,
Cursos de Inglês (crianças e adultos),
Cursos de Informática,
GAEBEM (atividades de apoio ao trabalho),
Orientação Jurídica,
Clube de Mães,
Grupo de Pais,
Grupo de Gestantes,
Visitadores Sociais,
Orientação Social,
Programas de Evangelização,
Oficinas de Cidadania,
Programas de Promoção à Saúde,
Bazar de Usados etc.
entre outros.

Atendem em conjunto a mais de 1.300 moradores da comunidade, mensalmente. Ao todo, quase 2.000 pessoas são beneficiadas diretamente pelos diversos programas socioassistenciais da Safrater. Em 2015, com a ampliação dos cursos no CETECC, mais de 2.500 pessoas serão beneficiadas. Todas as atividades e programas de promoção social da entidade são desenvolvidos em regime de total gratuidade. Não se cobra nada dos assistidos, direta ou indiretamente.

Pensamento motivador:
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”
– Franz Kafka –

CLUBE DE MÃES

Desenvolve suas atividades nas dependências do Núcleo Educacional Tiãozinho2, aos sábados no período da tarde, envolvendo educação de base centrada em temário voltado para a área de higiene e saúde bem como de ordem moral à luz da Doutrina Espírita. Conta com uma equipe de trabalhadores voluntários, em diversas especializações. A apresentação dos temas e debates são da maior importância porque voltados às situações vivenciadas cotidianamente pelas participantes enquanto esposas, mães e membros da comunidade. Na linha das habilitações as atividades desenvolvidas se nortearam para o corte e costura à máquina e à mão; pintura em tecidos e tapeçaria. Ao longo do ano mantem uma média de 35 mães moradoras da comunidade.

GRUPO DE GESTANTES

O grupo realiza suas reuniões aos domingos pela manha, nas dependências do Núcleo Educacional Tiãozinho, com o monitoramento de equipe composta por médico homeopata, psicóloga e enfermeira, todos voluntários. Sua programação consiste no controle médico pré-natal das gestantes; temas expostos e debatidos envolvendo as condições da gestante do ponto de vista físico, psíquico e espiritual; mensagens evangélicas comentadas; doação de enxovais. Mantem uma média de 40 gestantes. Por ocasião do nascimento dos bebes todas recebem enxoval completo.

VISITADORES SOCIAIS

Trabalho realizado por uma equipe de visitadores sociais supervisionada por Assistentes Sociais, sendo todos voluntários. São realizadas por ano uma média de 390 visitas domiciliares às famílias que mantém crianças matriculadas na Creche e no Núcleo Educacional Tiãozinho e/ou que se inscreveram para o preenchimento das vagas disponíveis. Os candidatos passam por um processo seletivo tendo em vista que o número de crianças inscritas é sempre bem superior ao número de vagas. Existem centenas de crianças e jovens aguardando vaga na Creche e no Núcleo Educacional.

GRUPO JÉSUS GONÇALVES

Tem por finalidade receber, triar, organizar e direcionar os artigos usados recebidos em doação na Casa do Caminho. O público alvo é constituído pelos alunos da Creche e Núcleo Tiãozinho e seus familiares, pelos funcionários da entidade (igualmente necessitados), assim como pelos freqüentadores dos diversos programas assistenciais da entidade e famílias carentes da comunidade. A equipe é responsável também pelas atividades do Bazar de Usados “Jésus Gonçalves”, cuja finalidade é disponibilizar parte dos artigos recebidos em doação para a comunidade local a preços simbólicos, como forma de melhor distribuir e valorizar os artigos oferecidos sem constranger os potenciais beneficiados. Suas atividades são desenvolvidas nas dependências da Creche em instalações próprias.

PROGRAMA DE APOIO À FAMÍLIA

São desenvolvidos trabalhos diversos junto às crianças, pré-adolescente e adolescentes da comunidade, aos sábados pela manhã, nas dependências do Núcleo Educacional Tiãozinho, procurando oferecer-lhes orientação moral, noções de ética e de convivência social, atividades em grupo, atividades de lazer etc. É oferecido um lanche aos participantes. Esses programas congregam mais de 100 crianças e jovens da comunidade. Todas as atividades contam com a colaboração voluntária de dedicados profissionais nas áreas de saúde, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, e de assistência social, conferindo um suporte técnico e administrativo inestimável ao quadro funcional da Creche e do Núcleo Educacional Tiãozinho. Essa equipe é composta por mais de 200 trabalhadores voluntários.

AULAS DE INFORMÁTICA

Já estão sendo dadas às crianças, a iniciação à informática. Nossa sala está equipada, graças à doação de microcomputadores. Tem internet monitorada para nossas crianças pesquisarem, e iniciarem sua inclusão digital. Voluntários da área monitoram os cursos de informática, que gradualmente são incrementados e atualizados, de acordo com o progresso das crianças.

O CURSO DE ALFABETIZAÇÃO

O curso de alfabetização para jovens e adultos encontra-se consolidado. Já são diversas salas em atividade com cerca de 120 alunos. As aulas acontecem após o jantar oferecido pela Safrater, de 2ª a 5ª feiras, das 19h30 às 21h30, nas dependências do Núcleo Tiãozinho. Foi assinado convênio com a Secretaria Municipal da Educação referente ao programa “Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos do Município de São /SP”.