O que é trabalho voluntário?

Numa abordagem abrangente, “voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e de solidariedade, doa seu tempo, seu trabalho e seu talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário”.

Para as Nações Unidas “o voluntário é o jovem ou adulto que devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…” Já a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, em recente estudo, definiu o voluntário como sendo o “ator social e agente de transformação que presta serviços não remunerados a benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.”

Voluntário é, pois, toda pessoa que já rompeu, mesmo que parcialmente, a crosta de egoísmo, de egocentrismo, que em maior ou menor grau nos envolve a todos. É aquele que já exercita, ainda que muitas vezes em estado embrionário, o amor ao próximo ensinado por Jesus, fazendo ao irmão necessitado o que gostaria que se lhe fizesse em idêntica situação. Atua no anonimato. É encontrado em toda parte, oriundo de todas as camadas sociais e adepto de todas as religiões. É movido pelo desejo sincero de servir, sem esperar nada em troca.