Núcleo Tiãozinho

OBRAS SOCIAIS TIÃOZINHO
  • Conheça o Núcleo Tiãozinho programa socioeducativo.

    Inaugurado em 1985, o Núcleo Tiãozinho é um programa socioeducativo desenvolvido em parceria com a escola pública no contraturno escolar. Atende diariamente, em dois períodos, 335 crianças e adolescentes carentes de 5 a 15 anos, que recebemalimentação, assistência médica, odontológica e psicológica, reforço escolar, acompanhamento pedagógico, atividades de recreação e lazer, práticas esportivas e culturais e orientação moral e ética.

    Suas instalações compreendem: cozinha, refeitórios, salas de aula multiuso, biblioteca, laboratório de informática, oficina de robótica e de hardware, oficina de artes e artesanato, oficina de modas e estilismo, espaço de convivência, sala de jogos, quadra poliesportiva, contendo inclusive rampas e sanitário para cadeirantes.

    Com a inauguração em 2009 do Núcleo Tiãozinho 2, e a implementação simultânea do projeto de “Educação Para a Vida” a instituição vem sendo reconhecida pela excelência do trabalho desenvolvido. Em 2010 recebeu o prêmio “Mérito pela Valorização da Vida – 2010”, concedido pelo SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, em reconhecimento do Estado Brasileiro a instituições que contribuem significativamente para redução da demanda de drogas no Brasil.

    Em 2011, seu projeto de “Educação Para a Vida” recebeu a Certificação de Semifinalista, classificando-se entre os 5 melhores projetos, na categoria Grande Porte, entre os 2.922 inscritos no PRÊMIO ITAÚ-UNICEF 2011.

  • Programa de Educação para a Vida.

    É um programa de educação integral para a vida.

    Incorpora os conceitos de pluriatividade e multidisciplinaridade extracurricular como alternativa para complementar e suprir as deficiências do ensino público.

    Busca interagir com a escola (acompanhamento da frequência, do rendimento escolar e do relacionamento), com a família (contato com os pais e responsáveis, desenvolvimento de ações e programas sociais voltados para a família) e com a comunidade (participação em programas, eventos e torneios, intercâmbio com entidades congêneres).

    Tem por objetivo principal o desenvolvimento de habilidades sociais (comunicação, cooperação, vida em grupo, assertividade e lazer) e emocionais (autoestima, autossuperação, pensamento independente, autonomia, responsabilidade e persuasão), bem como o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Esse conjunto de habilidades e competências sociais e emocionais permite ao educando enfrentar com mais segurança situações do cotidiano e atuam como fatores protetores ao uso de álcool e outras drogas e de condutas antissociais.

  • Nossa Proposta Educacional

    O projeto “Educando para a Vida – Tiãozinho”, desenvolvido no Núcleo Socioeducativo Tiãozinho, é um programa de educação integral para a vida. Incorpora os conceitos de pluriatividade e multidisciplinaridade como alternativa para complementar e suprir as deficiências educacionais da criança e do adolescente.

    Busca interagir com a escola (acompanhamento da freqüência, do rendimento escolar e do relacionamento), com a família (contato com os pais e responsáveis, desenvolvimento de ações e programas sociais voltados para a família) e com a comunidade (participação em programas, eventos e torneios, intercâmbio com entidades congêneres).

    E destinado a crianças e adolescentes do Núcleo Educacional Tiãozinho, em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

     

    O projeto teve origem no programa de “Habilidades para a Vida”, estruturado em 2006, baseado em programas europeus de prevenção ao uso de drogas e conduta antissocial, cujo foco central é o desenvolvimento da autoestima e habilidades para lidar com situações do cotidiano.

    Com a ampliação dos espaços, instalações e equipamentos do Núcleo Educacional Tiãozinho, em agosto de 2008, criou-se ambiente propício à estruturação de um projeto maior integrando aluno, escola, família e comunidade, numa mesma concepção de educação integral para a vida

    O projeto tem por objetivo principal o desenvolvimento de habilidades sociais (comunicação, cooperação, vida em grupo, assertividade e lazer) e emocionais (autoestima, autossuperação, pensamento independente, autonomia, responsabilidade e persuasão), bem como o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Esse conjunto de habilidades e competências sociais e emocionais permite ao educando enfrentar com mais segurança situações do cotidiano e atuam como fatores protetores ao uso de álcool e outras drogas e de condutas antissociais.

    Objetiva também desenvolver a melhoria no relacionamento interpessoal com a família, com a escola, com o grupo e com a comunidade através do diálogo e do respeito mútuos, aumento do sentido de equipe, aumento do interesse pelos estudos, melhora do rendimento escolar, conscientização sobre temas socioambientais e ligados à cidadania, aprendizagem dos códigos de convivência social com noções de direitos e deveres, redução do comportamento sedentário e agressivo.

    O projeto busca desenvolver nas crianças e adolescentes habilidades e competências sociais e emocionais relacionadas com as seguintes questões básicas: Para que servem as habilidades sociais? Para que servem as competências emocionais? Como combater os maus hábitos e desenvolver hábitos saudáveis? Como lidar com os desafios do cotidiano? Como dizer não ao consumo de drogas (lícitas e ilícitas)? Por que adotar uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, cuidar da saúde, cultivar amizades? Por que ser ético?

    Incorpora uma gama variada de atividades compreendendo aulas de informática, robótica, hardware, inglês, espanhol, artes, moda, oficinas de leitura e produção de textos, acompanhamento escolar, orientação psicopedagógica, jogos pedagógicos e de recreação, oficinas de dança e de ballet, capoeira, cidadania em prática, entre outras atividades. O projeto EDU – Educação, Esporte, Disciplina e União, introduz uma nova experiência, utilizando o esporte como agente transformador e instrumento metodológico de manifestação e resgate do ser humano.

    A arte de ensinar e o prazer de aprender: O projeto parte do princípio que a criança e o adolescente quando em contato com atividades múltiplas e motivadoras, num ambiente agradável, interativo e respeitoso, com opção de escolha, sentem-se envolvidos e estimulados a participar e a aprender.

    O método consiste na utilização de situações concretas com base em oficinas e vivências educativas, reflexivas e prazerosas envolvendo situações do cotidiano da vida e da relação com pessoas. Nesse contexto, educador e educando desenvolvem uma parceria afetiva e efetiva, uma relação de colaboração e de respeito mútuos buscando o desenvolvimento pessoal e coletivo, a fim de que transformações construtivas aconteçam na pessoa, no grupo, na escola, na comunidade e no mundo.

    Espera-se que o aluno veja sentido e aplicação prática no que aprende e que o faça com prazer.